quarta-feira, 10 de março de 2010

RAIVA HUMANA

Esta doença não tem cura, mata!!!

Fonte: Human Science

É uma doença gravíssima que ataca os mamíferos ,cães, gatos, macacos e seres humanos, etc.
Cães e gatos por conviverem bem próximos de nós, tornaram-se os maiores transmissores dessa doença.
A transmissão se dá por contato, principalmente pela saliva em ferimentos, cortes, queimaduras, arranhões etc.; ou absorção, através das mucosas.
Assim, se levarmos uma lambida após a manicura, ou levarmos a mão a boca é o que basta para que se dê a contaminação da raiva humana.
O início da doença é bem complicado, pois os sintomas só se apresentam após o prazo de oito a dez dias da contaminação, não sendo possível saber se o animal está contaminado.
Os cães infectados mordem porque a doença ataca o sistema nervoso, tornando-os medrosos e assustados.
O que devemos fazer e caso de mordida por animal suspeito de contaminação ou desconhecido:
1- Não matar o animal em hipótese alguma. O animal deve ser mantido em isolamento e observação por dez dia, recebendo água e comida normalmente.

2-Lavar o ferimento com água e sabão insistentemente, por diversas vezes, com sabão em barra, o mais grosseiro possível, esfregando o ferimento com uma escovinha e enxaguando com com água corrente e abundante. Depois desinfetar com água oxigenada e tratar com tintura de iodo. Além disso, recomenda-se não fechar o ferimento, mas mantê-lo aberto em contato com o oxigênio.

3-Procurar orientação imediata no Centro de Saúde do governo, mais próximo de sua residência.

4-Se o animal morrer durante o período de observação, remova o corpo para exame num laboratório oficial do governo e procure imediatamente o Centro de Saúde.

Após o aparecimento dos sintomas, o prognóstico para a raiva humana é a morte. Em caso de contaminação, a vítima deve iniciar o tratamento o mais breve possível, completando-o sem abandoná-lo ou interrompe-lo.


Um comentário: