quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Doenças mais comuns em cães e gatos.

Proteja seu animal contra doenças transmitidas por pulgas e carrapatos.

Contaminação por pulgas

DAAP - Alergia causada pela saliva da pulga. Caso o animal seja alérgico, basta uma picada para provocar coceira, irritação na pele e queda de pelos. Não tem cura, será necessário proteger o animal com medicação indicada pelo veterinário e exterminar as pulgas do ambiente.

Doença da largatixa - É causada por um parasita e é transmitida a gatos que comem ou mordem largatixas contaminadas. Pode causar lesões de visícula, fígado, pâncreas, intestinos e pulmões. O gato perde o apetite, vomita, tem diarréia e fica apático, sonolento. Trata-se com vermífugo.

Verminose - Ao ingerir pulgas quande se coçam com os dentes, cães e gatos contaminam-se com um verme que causa diarreia, cólicas e coceira no ânus. O Tratamento é feito com vermífugo.


Contaminação por carrapatos

Erliquiose - É uma infecção causada por uma bactéria que se aloja  nas células. Transmitida por carrapatos e transfusões de sangue contaminado. A doença pode aumentar o fígado e o baço, destruir as plaquetas e até levar a morte. Os sintomas são: emagrecimento, fraqueza e, às vezes, febre. Em casos avançados da infecção, há sangramento de pele, nariz e urina, dificuldade respiratória e distúrbios neurológicos.  Deve ser tratado com antibióticos e a prevenção é mater o animal protegido com carrapaticida aplicado sobre a pele e exterminar os carrapatos do ambiente.

Babesiose - É causada por protozoários que destróem os glóbulos vermelhos.  O animal contaminado pelo carrapato pode apresentar palidez nas mucosas, falta de apetite e desânimo. A doença leva á anemia, insuficiência renal, pertubações nervosas e até a morte. O tratamento é com antibióticos, vitaminas e outros medicamentos receitados pelo veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário