sábado, 29 de janeiro de 2011

SOS Florianópolis (SC) !!!



 Desabrigados criticam o "aluguel social" proposto pela prefeitura local.  Quarenta e sete famílias que viviam às margens do rio Papaquara, próximo ao balneário de Canasvieiras, estão abrigados em um ginásio no norte da capital e temem perder seus trabalho e animais.

A comunidade é uma das mais carentes da região. No local, há dezenas de cães, gatos, gansos e cavalos vivendo em meio ao esgoto, que corre a céu aberto. Os animais são alimentados pelos próprios moradores ou com doações entregues à prefeitura.

De acordo com um dos líderes dos moradores, o catador Luís Alberto Pereira Corrêa, outra preocupação é com a falta de espaço para trabalhar e levar os animais. "Nós trabalhamos e não roubamos. Com R$ 400 vamos alugar que espaço para separar o material que recolhemos?". "Temos animais, cães, gatos e cavalos que sobreviveram. Não podemos virar as costas e deixá-los na área que vai ser demolida", disse.

Corrêa mora há seis anos na região do Papaquara e pagou R$ 7 mil pelo seu terreno. Segundo ele, a comunidade se apossou de uma área de preservação ambiental há mais de uma década. "É nossa intenção sair, ninguém é contra a demolição", afirmou. "Mas desse jeito não é correto. Estamos sendo impedidos de voltar lá. Queríamos que nos cedessem um espaço para trabalhar e levar os bichos".

Um carro da Polícia Militar (PM) permanece de plantão 24 horas por dia na entrada da comunidade para evitar saques. A retirada de roupas ou móveis que restaram é feita em grupos, com o monitoramento de equipes da prefeitura. Após a retirada de alguns pertencentes, os moradores voltam ao ginásio de esportes em que permanecem abrigados. A permanência na região é estritamente proibida.




Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário